Contribuição: Prof. Rodrigo Leite

Captura de tela retirada da segunda edição Repórter Brasil que veio ao ar no dia 10/07/25.
No último dia 10 (10/07), o professor Rodrigo Leite contribuiu em matéria para o Repórter Brasil sobre os efeitos do tarifaço na indústria brasileira, participando da programação oficial da TV Brasil. Confira abaixo alguns trechos da reportagem.
“A Federação das Indústrias e o Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás manifestaram preocupação com o tarifaço de Donald Trump. A medida pode prejudicar as vendas brasileiras para os Estados Unidos, principalmente no setor de petróleo, que é o produto mais exportado do Brasil para o país norte americano.”
(…)
“O peso das exportações do petróleo para o mercado americano também preocupa os especialistas no setor.”
Rodrigo Leite: O petróleo, como ele é uma commodity com valor negociado em bolsa, é um dos produtos mais fáceis do Brasil conseguir, se ficar inviável esse comércio exterior com os Estados Unidos, de passar essa produção para outros países. Especialmente países no qual o Brasil já tem uma logística pronta, como União Europeia. No Brasil você tem, por exemplo, a Petrobrás que também importa alguma tecnologia, mas desenvolve bastante. Mas você tem outras empresas do ramo petrolífero como, por exemplo, a PetroRio que necessita bastante da importação dessa tecnologia. Isso tem um potencial de acabar com diversas empresas do ramo de petróleo menores.
(…)
Assista à reportagem na íntegra clicando aqui.
Veja todas as nossas outras notícias clicando aqui.