
Contribuição: Profª. Claudio de Moraes
No dia 8 de novembro, o professor Claudio de Moraes participou do Jornal GloboNews – Edição Meio-Dia, em que ele analisou a relação entre a realização da COP30 no Brasil e os eventos climáticos extremos que vêm ocorrendo no país, como o recente tornado que atingiu o estado do Paraná, e o que eles indicam para a agenda de sustentabilidade nacional. Confira alguns trechos da reportagem:
“No fundo, a humanidade tem dois caminhos: o da razão, conectado a uma visão mais ampla, do amor, ou o da dor. Infelizmente, a velocidade não foi suficiente para evitar a dor.”
Ele também destacou a importância da cúpula para a formulação de medidas concretas e comentou como os eventos extremos têm acelerado esse processo:
“Essa COP vai ser um marco, não só porque há muita pesquisa sendo realizada que ainda não está clara para o público. Há muita coisa acontecendo, mas a velocidade não tem sido suficiente, então precisamos agilizar.”
Por fim, o professor apontou os desafios para a implementação efetiva das medidas que serão definidas na COP30:
“A principal dificuldade é a mudança de hábitos, pois há uma correlação imediata entre o crescimento da economia e a emissão de CO₂. O cenário global é de grande complexidade. Por outro lado, há dez anos, as pessoas que falavam sobre isso eram vistas como ‘ecochatas’. Hoje, há uma perplexidade diante da realidade.”

Confira a reportagem na integra clicando aqui.
Veja todas as nossas outras notícias clicando aqui.



