A Biblioteca Professor Emérito Agrícola Bethlem foi criada em setembro de 1974 para atender ao Programa de Mestrado em Administração do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas, com o objetivo de apoiar as atividades de ensino, pesquisa e extensão do Instituto COPPEAD, da comunidade UFRJ e da sociedade em geral.

Contando com uma área de leitura com computadores e acesso à internet, rede Wi-Fi e seis salas para estudos em grupo, a biblioteca é parte do Sistema de Bibliotecas e Informação - SiBI/UFRJ.

Localização

COPPEAD / UFRJ Rua Pascoal Lemme, 355 - Cidade Universitária

Horário de Atendimento

Segunda a sexta-feira das 7h30 às 17h. Tel.: (21) 3938-9834 / 3938-9837 / 3938-9835 / 3938-9806 E-mail: biblioteca@coppead.ufrj.br

O acervo da Biblioteca encontra-se no catálogo online da Base Minerva, que é o sistema integrado de busca aos acervos das bibliotecas da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Inclui livros, arquivos eletrônicos, teses, dissertações, periódicos e demais documentos.

As teses e dissertações defendidas no Instituto estão disponíveis na Base Minerva. O empréstimo destas publicações é permitido para alunos, professores e funcionários da UFRJ, ou instituições cadastradas.

Acesso remoto ao Portal de Periódicos da Capes para os alunos de pós-graduação, professores e demais servidores da UFRJ através da Intranet UFRJ.

Manuais

Nesta seção, expomos manuais para auxiliar o usuário nas pesquisas acadêmicas, assim como esclarecer os procedimentos para utilização da Biblioteca. Confira abaixo:

Como utilizar o EndNote Web

500 KB

Emerald – Guia passo a passo

2 MB

Guia do usuário – Biblioteca do COPPEAD

9 MB

Guia do usuário – Minerva

4 MB

Guia rápido do ScienceDirect

4 MB

JSTOR – Guia do usuário

1 MB

Manual para elaboração e normalização de dissertações e teses

780 KB

Manual para elaboração e normalização de trabalhos de conclusão de curso

150 KB

Proquest: guia de uso rápido

3 MB

Regulamento da Biblioteca

761 KB

Os itens a seguir procuram organizar as informações relacionadas à pesquisa, com o objetivo de apoiar os pesquisadores da escola.

Chamadas de Special ISSUES

Nos endereços abaixo, é possível acessar chamadas de Special Issues.

Dicas sobre Pesquisa e Publicação

Nos links abaixo, estão disponíveis conteúdos das seguintes editoras sobre a condução e a publicação de pesquisa.

Elsevier

Emerald – For authors

Emerald – Research Zone

Taylor & Francis Group

Wiley-Blackwell

Artigos e Matérias sobre Pesquisa

Nos links abaixo, estão disponíveis conteúdos das seguintes editoras sobre a condução e a publicação de pesquisa.

O COPPEAD tem acesso gratuito aos livros eletrônicos disponibilizados nos seguintes links:

Coleção Brasiliana

Editada originalmente pela Companhia Editora Nacional no período de 1931 a 1993, a Coleção Brasiliana reunia 415 volumes de autores brasileiros e estrangeiros. O projeto Brasiliana Eletrônica vai digitalizar todo o acervo da Coleção e exibi-lo de forma aberta neste website.

Nenhum conteúdo encontrado.

Comutação Bibliográfica - COMUT

O Comut permite a obtenção de cópias de documentos técnico-científicos disponíveis nos acervos das principais bibliotecas brasileiras e em serviços de informação internacionais. Entre os documentos acessíveis encontram-se: periódicos técnico-científicos; teses e dissertações; anais de congressos nacionais e internacionais; relatórios técnicos; partes de documentos (capítulos de livros), desde que sejam autorizados pela Lei de Direitos Autorais.

O usuário pode solicitar cópias de documentos por meio da Biblioteca do COPPEAD (como intermediária). Basta comparecer ao setor com os dados do material a ser solicitado e efetuar o pedido.

Também é possível fazer suas solicitações diretamente pela Internet, de qualquer lugar do mundo. Para isso, após cadastrar-se no Comut, você deverá adquirir Bônus Comut, que servirão como mecanismo de pagamento pelas cópias solicitadas.

Empréstimo entre bibliotecas

Esta modalidade de empréstimo é oferecida à comunidade do Instituto COPPEAD de Administração (alunos, professores e funcionários) com cadastro atualizado na Biblioteca.

Caso a Biblioteca não possua em seu acervo material de interesse do público atendido, a publicação poderá ser obtida pode meio de empréstimo junto a outras bibliotecas conveniadas. São diversas bibliotecas de instituições públicas e privadas da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

O usuário deve primeiro checar a disponibilidade do material na sua origem. Após isso, preencher no site da Biblioteca do Instituto COPPEAD o formulário de serviços com as informações do material a ser requerido, como título, autor, localização e código. O encaminhamento da solicitação será devidamente acompanhado pelo setor de referência da Biblioteca e o bibliotecário(a) responsável.

Empréstimos, renovação e reserva

Empréstimos:

Para fazer seu cadastro e efetuar empréstimos na Biblioteca do COPPEAD é necessário:

  • Se você for aluno do COPPEAD, levar documentos (CPF e/ou n° de DRE) e preencher ficha;
  • Se você for aluno de outras unidades da UFRJ, levar sua CRID atualizada para fazer o cadastro.




Renovação e reserva:

Existem quatro meios distintos de fazer a renovação e a reserva de materiais na Biblioteca:

  • Diretamente no balcão da circulação
  • Por telefone, por meio do número 3938-9834
  • Pelo e-mail biblioteca@coppead.ufrj.br
  • Online


São permitidas apenas as reservas de materiais que estejam emprestados.

Normalização

A comunidade acadêmica da COPPEAD, além de contar com o Manual para elaboração e normalização de dissertações e teses elaborado pelo SiBI, pode tirar dúvidas quanto à normalização de trabalhos por meio do setor de referência da Biblioteca.



Ferramenta prática:



EndNote Web
Ferramenta para gerenciamento de referências bibliográficas, disponível gratuitamente pela ISI Web of Knowledge, responsável também pela Web of Science, uma das bases de dados do Portal Capes. O manual da ferramenta EndNote Web está disponível aqui.

Mendeley
Ferramenta para gerenciamento de referências bibliográficas, disponível gratuitamente.

More
É uma ferramenta gratuita e fácil de usar, que produz automaticamente citações no texto e referências no formato ABNT.



Ficha catalográfica:


A ficha catalográfica de trabalhos acadêmicos (TCC, Dissertações e Teses), é feita on-line.
Gerada automaticamente pelo próprio autor do trabalho, a partir de um formulário disponível na página.
Tutorial para preenchimento