
Roberta Dias Campos

Marketing e Negócios Internacionais
Roberta Dias Campos
M.Sc. e D.Sc. em Administração de Empresas, UFRJ
M.Sc. e D.Sc. em Ciências Sociais, Paris Descartes / Sorbonne
Áreas que leciona
Cultura e Consumo, Cultural Branding, Pesquisa qualitativa, Comportamento do Consumidor, Marketing
Interesses de pesquisa
Aspectos sociais e culturais do consumo, Consumidores produtores e prossumo, Formação e transformação de gosto de consumo, Cultural branding
Biografia
Professora da Área de Marketing e Negócios Internacionais do Instituto Coppead de Administração de empresas da UFRJ, onde ministra cursos de Gerência de Marcas, Antropologia Social, Comportamento do Consumidor e Pesquisa Qualitativa. Doutora e mestre em Administração pelo COPPEAD / UFRJ e em Ciências Sociais pela Paris Descartes / Sorbonne. Atuou na área de marketing de multinacionais como Coca-Cola e Ceras Johnson e como consultora em consumer insights para Coca-Cola e MJV. Pesquisadora do Centro de Estudos em Consumo – COPPEAD / UFRJ, desde 2005, estudando campos variados, como produtos de limpeza, alimentos, beleza, consumo popular, consumo familiar, gênero e automóveis. Coordenadora da Cátedra Coca-Cola de Cultural Branding desde 2013. Autora de diversos artigos e capítulos de livros sobre comportamento do consumidor e branding em periódicos como Journal of Consumer Behavior, Journal of Marketing Management e Advances for Consumer Research.
Identificador de autor
CV Lattes | ORCID | Scopus | Publons | ResearchGate
Alguns artigos
O valor das metáforas para a inovação
Consumidores não mordem, eles energizam!