Peter Wanke

Operações, Tecnologia e Logística

Peter Wanke
B.Sc. em Engenharia de Produção (Poli/UFRJ)
M.Sc. e D.Sc. em Engenharia de Produção (COPPE/UFRJ)
Visiting Scholar (Ohio State University)

Áreas que leciona
Produção de Artigos Científicos, Introdução ao Software R, Econometria Aplicada em R, Aprendizado de Máquinas e Estatístico com Aplicações em R, Introduction to Efficiency Analysis in R

Interesses de pesquisa
Aplicações de “soft computing” em diferentes áreas do negócio: finanças, marketing, logística etc.

Modelagem multicritério para benchmarking setorial: gestão pública (saúde e educação), infraestrutura (energia e logística), finanças (banking e gestão de risco).

Teoria da informação aplicada a business analytics and economics.


Biografia

Peter Wanke é Professor Titular do COPPEAD/UFRJ em data science & business analytics e também Joint Appointment Professor da EBAPE / FGV. No COPPEAD atuou como coordenador do PPG de 2018 a 2021 em concomitância com o Programa de Doutorado em Administração desde 2011.

No COPPEAD/UFRJ exerce a função de Coordenador do Business Analytics and Economics Research Unit (BAE RU), tendo figurado desde 2019 no ranking do Journal PLOS Biology dos 100 mil cientistas mais influentes do mundo. Em 2020 recebeu o prêmio de Outstanding Researcher pela IEOM – Industrial Engineering and Operations Management – Society pelos mais de 200 artigos publicados em journals internacionais com fator de impacto, destacando-se, dentre eles: European Journal of Operations Research, Applied Soft Computing, Expert Systems with Applications, Computers and Operations Research, Computers and Industrial Engineering, Transportation Research Part A, Transportation Research Part E, Energy, Journal of Environmental Management, International Journal of Production Economics, International Journal of Production Research, Journal of Banking and Finance, Journal of International Financial Markets, Institutions and Money, e North-American Journal of Economics and Finance, dentre outros.

Atua ainda como Editor associado dos periódicos Socio-Economic Planning Sciences (Elsevier), Tourism Economics (SAGE), International Journal of Islamic and Middle Eastern Finance and Management (Emerald) e da Revista Brasileira de Transportes (FGV). É revisor ad-hoc de mais de uma centena de periódicos nacionais e internacionais, além de consultor ad hoc da CAPES e da Câmara de Fomento à Pesquisa da Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa da UFRJ.

Foi líder do tema Data Science and Analytics in Supply Chain Management no EnANPAD (2018-2020). Foi chefe de área temática do EnANPAD no biênio 2006/2007. Foi membro do Comitê Científico da área de Gestão de Operações e Logística do EnANPAD de 2014 a 2017. Foi coordenador e é membro do projeto de Mobilidade Urbana da FAPERJ desde 2015 em parceria com docentes do CEFET-RJ. Foi bolsista do Programa Jovem Cientista do Nosso Estado da FAPERJ. Foi bolsista DTI-A do CNPq no período 01/06/2013 a 31/05/2014 analisando a eficiência dos aeroportos brasileiros por ocasião da Copa do Mundo. É bolsista Cientista do Nosso Estado FAPERJ desde 2018. É bolsista em produtividade em pesquisa PQ-2 no CNPq desde 2014.

Possui experiência na coordenação de projetos de consultoria para instituições públicas e privadas no âmbito do Business Analytics and Economics Research Unit. Tem experiência na aplicação de técnicas de business analytics no apoio à tomada de decisão e benchmarking em diferentes áreas da administração como logística, cadeias de suprimento, transportes, infraestrutura, energia, educação e banking em diferentes países do mundo.

Identificador de autor
CV Lattes | ORCID | Scopus | Publons

Na Mídia

Rolar para cima