UFRJ incentiva jovens doutores com editais de até R$ 40 mil para pesquisas inovadoras

Participação: Liliane Furtado

O que os pesquisadores Liliane Furtado, Luiza Higa e Rodrigo Toniol têm em comum, além da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)? Os três professores transformaram suas pesquisas com o apoio do Programa de Apoio a Docente Recém-Doutor Antônio Luiz Vianna (ALV), que agora está com inscrições abertas até terça-feira da semana que vem, dia 28/10. A iniciativa da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PR-2) e do Conselho de Ensino para Graduados (Cepg) oferecerá  35 auxílios no valor de até R$ 40 mil para financiar novas ideias de professores recém-doutores. Ao todo, serão R$ 1,4 milhão investidos em pesquisa e inovação acadêmica.

Uma ajuda singular 

Liliane Furtado leciona na área de Comportamento Organizacional do Instituto Coppead de Pós-Graduação em Administração da UFRJ. Em 2023, com a proposta intitulada “Pesquisa sobre liderança inclusiva em contextos organizacionais”, tornou-se uma das contempladas pelo Programa de Apoio a Docente Recém-Doutor Antônio Luiz Vianna. A professora destaca a pertinência do enfoque do edital à fase acadêmica vivenciada por ela e pelos colegas agraciados:

“O programa nos concede essa verba no momento acadêmico mais crucial e desafiador, que é o início da carreira, quando ainda não temos uma rede de pesquisa estabelecida. A maioria dos fomentos de órgãos públicos e agências pressupõem que você já evidencie uma solidez acadêmica, por meio de artigos publicados, da quantidade de orientações de  alunos etc. O ALV reconhece que estamos no início dessa carreira, faz o recorte de professores, que estão nessa mesma etapa, e concede as bolsas dentro desse grupo específico. Esse edital olha para quem está no início e tenta dar algum tipo de apoio nesse começo mais difícil e nos ajuda de forma singular a estruturar o mínimo para conduzir uma pesquisa, que ao longo do tempo vai se desenvolvendo e começa a gerar os resultados, as entregas, na nossa trajetória”, avalia a docente, que já comemora a publicação de um artigo, fruto do trabalho desenvolvido. 

Confira a reportagem na integra clicando aqui.

Veja todas as nossas outras notícias clicando aqui.

Rolar para cima
Scroll to Top