fbpx

Representações sociais do cigarro na cultura popular brasileira

Tipo
Artigos

Ano
17/01/2017

Linha de Pesquisa
Tomada de Decisão, Comportamento e Ética

Autor(es)
Maribel Carvalho Suarez & Luciana Velloso de Souza Araujo

Orientador

http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rimar/article/view/33582/19664


Revista Interdisciplinar de Marketing, v. 7, n. 1, pp. 26-41. Resumo: O artigo investiga a representação do cigarro no imaginário coletivo brasileiro, enfatizando a dimensão simbólica do seu consumo. A partir de abordagem qualitativa e interpretativista, analisa 15 entrevistas em profundidade com ex-fumantes e 45 músicas do repertório contemporâneo brasileiro. O trabalho destaca a associação do cigarro com os temas de vício e fraqueza, mas alerta para outros significados culturais que podem ampliar a atratividade do produto, como transgressão, rebeldia, capacidade de resistência, companhia e consolo. A pesquisa chama atenção para a importância de se compreender os significados que estão sendo gerados pelos textos culturais, sobretudo aqueles de maior apelo junto ao público jovem. O trabalho aponta ainda para caminhos complementares para as campanhas de prevenção ao consumo e estímulo ao abandono do cigarro, que podem ser enriquecidas por uma perspectiva multidimensional, que inclua não apenas as dimensões orgânica e cognitiva, mas contemple também os aspectos sociais e simbólicos relacionados a esse consumo.

Rolar para cima