fbpx

O processo de internacionalização de empresas de comércio eletrônico sob o olhar comportamental: estudo longitudinal dos casos MercadoLibre e eBay

Tipo
Casos de Ensino

Ano
24/04/2014

Linha de Pesquisa
Tomada de Decisão, Comportamento e Ética

Autor(es)
Felipe Bohrer, Luís Antônio da Rocha Dib

Orientador

https://www.coppead.ufrj.br/wp-content/uploads/2021/09/O-processo-de-internacionalizacao-de-empresas-de-comercio-eletronico-sob-o-olhar-comportamental-estudo-longitudinal-dos-casos-MercadoLibre-e-eBay.pdf


Revista Alcance, v. 21, n. 1, pp. 126-151. Resumo: Foram estudados de forma qualitativa os casos das empresas de comércio eletrônico MercadoLibre, criada na Argentina em 1999, e eBay, concebida nos Estados Unidos em 1995, desde sua fundação até 2012. Os casos foram analisados utilizando arcabouço da literatura sobre internacionalização de empresas, contemplando tendências globais e fatores do país, da indústria, da empresa e do empreendedor. Foi constatada interação entre as quatro principais abordagens comportamentais sobre o processo de internacionalização: Modelo de Uppsala, perspectiva de networks, empreendedorismo internacional e Born Globals, sendo que nenhuma delas, de forma isolada, seria capaz de explicar os processos observados. Foi também encontrada forte relação entre a importância estratégica do país escolhido e o modo de entrada ou de operação seguido. Países com maior importância estratégica passavam a ser operados a partir de subsidiárias locais, enquanto países de menor importância possuíam operação remota.

Rolar para cima