DOCENTES

EDUARDO RAUPP DE VARGAS
M.Sc. em Administração de Empresas, UFRGS
D.Sc. em Administração de Empresas, UFRGS

eduardo.raupp@coppead.ufrj.br

Áreas de Interesse de Pesquisa

Gestão de Serviços de Saúde, Inovação em Serviços, Gestão da Inovação .


CV Lattes




Biografia / Currículo

Professor adjunto do COPPEAD/UFRJ (desde 2014) e pesquisador do Centro de Estudos em Gestão de Serviços de Saúde (CESS/COPPEAD/UFRJ). Economista, Especialista em Economia Política, Mestre e Doutor em Administração pela UFRGS. O doutorado foi obtido em cotutela com a Université des Sciences et Technologies de Lille, França, que lhe conferiu o título de Doutor em Economia Industrial. Foi professor adjunto da Universidade de Brasília de 2006 a 2013. Na UnB exerceu os cargos de chefe do departamento de Administração, Pró-Reitor de Assuntos Comunitários e Pró-Reitor de Administração e Finanças. Foi também professor visitante na Université Paul Cézanne, Aix-en-Provence, França (2009 e 2010). Seu principal tema de pesquisa é a Inovação em Serviços e o Papel dos Serviços no Sistema de Inovação. É membro do RESER (www.reser.net) e da REDLAS (www.redlas.net), duas associações de pesquisadores sobre serviços. Como fruto de seu tema de pesquisa preferencial desenvolve pesquisas sobre modelos de gestão da inovação em serviços, inovação em serviços em empresas industriais, capacidades de inovação em serviços, inovação em serviços de saúde, inovação em serviços públicos e políticas públicas para inovação e serviços. Atualmente conduz disciplinas sobre Inovação em Serviços, Inovação em Serviços de Saúde, Gestão da Inovação, Inovação no Setor Público e Marketing de Serviços.



Publicações Recentes

Impact of Introducing Full-time In-house Coordinators on Referral and Organ Donation Rates in Rio de Janeiro Public Hospitals: A Health Care Innovation Practice


Entre associativismo e regimes de engamento: reflexões acerca do conceito de inovação social para pensar políticas públicas de inovação.


Indução de Inovações em Serviços: Compras Governamentais para a Inovação ou Compras de Inovações?