Margarida Gutierrez concede entrevista ao portal Folha de São Paulo sobre restrições devido ao Coronavírus

Portal: Folha de São Paulo
Data: 17/03/2020

 

RJ lidera restrições para combater contaminação

Entre as medidas está a proibição da entrada e saída de transportes coletivos na região metropolitana

 

O governo do Rio de Janeiro, o segundo estado com mais casos confirmados de coronavírus no país, foi o que determinou as restrições mais severas à população para tentar reduzir o ritmo da contaminação pelo novo vírus.

O governador Wilson Witzel (PSC) proibiu a entrada e saída de transportes coletivos na região metropolitana, suspendeu a chegada de linhas interestaduais de locais em situação de emergência em razão da epidemia (como São Paulo), determinou a redução da lotação dos veículos, obrigou o fechamento de cinemas e teatros e recomendou a redução no movimento de bares e restaurantes.

A Polícia Militar e os Bombeiros também estão orientando banhistas a deixarem as praias. O prefeito Marcelo Crivella (Republicanos) também determinou ainda o fechamento de parques municipais e espaços de lazer, como a Quinta da Boa Vista e o Parque Madureira.

As medidas já foram sentidas no trânsito da cidade. O Rio Ônibus (sindicato das empresas municipais do setor) estima que o número de passageiros nos coletivos da capital caiu à metade. O engarrafamento foi 89% menor no Rio de Janeiro do que a média diária entre as 8h e 9h, horário de pico da manhã na cidade.

Desde o início da semana, Witzel tem pedido “pelo amor de Deus” para que as pessoas evitem sair de casa.

A economista Margarida Gutierrez, do COPPEAD UFRJ, diz que o efeito na economia tende a ser “brutal”, principalmente no setor de serviços – que em 2017 respondeu por 53% do PIB da capital fluminense.

“O setor de serviços é o primeiro a sofrer, já que as pessoas não estarão mais nas ruas”, diz ela. Depois, a indústria começará a sentir os efeitos tanto da falta de compradores para seus produtos quanto de fornecedores de insumos, além das dificuldades de mantes pessoal trabalhando.

 

Assessoria de Imprensa: Contextual Comunicação

Clique aqui e leia a matéria completa.

 

 

Rolar para cima
Rolar para cima