Índices de Ações Valor-COPPEAD atingem patamares superiores de performance em 2019

O ano passado foi de muito otimismo para o mercado de ações brasileiro – e de performance excepcional para os Índices Valor-COPPEAD, que alcançaram resultados excepcionais mesmo quando comparados a benchmarks do mercado de ações, como o Ibovespa e os índices da família IBrX.

Os índices (códigos BrIAIP20_COPPEAD e BrIAMV_COPPEAD) foram desenvolvidos com metodologia própria ao longo de um projeto de pesquisa que contou com alunos do mestrado do Coppead, sob liderança dos professores de Finanças Carlos Heitor Campani e Ricardo Pereira Câmara Leal. Lançados em 2016, eles são calculados e divulgados diariamente pelo sistema Valor PRO, sendo os únicos índices desenvolvidos e calculados de modo independente da bolsa brasileira.

“Os resultados indicam que os índices Valor-Coppead performaram absolutamente de acordo com os seus respectivos objetivos: maximizar a rentabilidade, no caso do BrIAIP20, com um nível de risco muito similar ao Ibovespa e entregar um índice, já no caso do BrIAMV, com o menor nível de risco possível, mas ainda assim exposto aos upsides da bolsa brasileira”, analisa Carlos Heitor Campani. Quando comparado a outros índices similares, como Ibovespa, o BrIAIP20 tem performado acima de seus concorrentes, tanto em 2019 quanto em horizontes temporais maiores. Já o índice BrIAMV se destaca por sua volatilidade baixíssima, mas ainda assim entregando retornos consistentes.

“O mercado brasileiro de ações ainda é muito pouco acessível para investidores não sofisticados e precisa evoluir. E esta evolução começa por oferecer produtos mais adequados para públicos diversos, tais como aqueles que desejam diversificar no mercado de ações, mas ainda assim com uma certeira com oscilações menores”, atesta Campani.

Confira abaixo o comparativo entre os índices no ano de 2019:

Conheça os índices Valor-COPPEAD:

• BrIAIP20 – composto por somente 20 ações escolhidas a cada quadrimestre com o propósito de gerar rentabilidade superior ao Ibovespa com nível de risco semelhante.
  • BrIAMV – carteira calculada com o objetivo de representar um portfólio eficiente de ações com volatilidade mínima.

Clique aqui para entender a metodologia utilizada para desenvolvimento dos índices e informações relevantes do projeto.