fbpx

Em sua coluna no Investing.com. Professor Carlos Heitor Campani continua sua análise sobre os melhores e piores papéis da Bolsa em 2020

Portal: Investing.com

Melhores e Piores Ações da Bolsa em 2020: O Efeito Momento Segue Presente!

Olá, pessoal! Neste primeiro texto de 2021, trago as melhores e piores ações da bolsa de valors no ano terminado. Além disso, analiso se o efeito momentum (ou simplesmente efeito momento) esteve presente na bolsa em 2020. Se você não conhece esse efeito, leia este texto até o final para compreendê-lo e, quem sabe, para ajudá-lo a montar sua estratégia para 2021.

Sempre lembro que analiso o universo dos 100 papéis (ações e units) que compuseram o IBrX 100 no final do ano passado. Este índice é mais abrangente do que o Ibovespa e escolhe seus 100 constituintes pelos maiores índices de negociabilidade, funcionando como um ótimo filtro de liquidez. Qualquer análise de ações que não estejam neste índice precisa ser feita com extrema atenção, pois a baixa liquidez esconde riscos que retornos diários não conseguem capturar. É importante notar que utilizo retornos totais, ou seja, que incorporam eventuais dividendos, JSCP, splits, bonificações, aumentos de capital etc. Com isso, alguns dos retornos apresentados abaixo não serão exatamente iguais à variação da cotação do papel em 2020. Para aqueles que quiserem a planilha com a análise completa (todos os 100 papéis), basta acessar meu website (link no meu perfil) e procurar pela notícia desta coluna na seção “Na Mídia” (se não funcionar via smartphone, tente via desktop ou laptop). Espero que seja bacana e útil para todos vocês!

Assessoria de Comunicação: Contextual

Para ler a matéria completa, clique aqui.

Rolar para cima