Portal: O Globo
Perspectivas 2021: Salto digital guia negócios
Ano será marcado pela consolidação de tendências como maior autonomia profissional e companhias transformadas em plataformas digitais de produtos e serviços
Profissionais mais autônomos, líderes menos controladores, empresas transformadas em grandes plataformas digitais, explosão de start-ups, consumidores exigentes. Bem-vindo a 2021, o ano em que o mundo dos negócios e o mercado de trabalho vão consolidar as mudanças aceleradas pela pandemia. De cara nova, terão que se adaptar a uma realidade cada vez mais tecnológica e encontrar um ponto de equilíbrio entre o físico e o remoto.
— A pandemia acelerou a digitalização do mundo em uma década ao menos. Em 2030, teremos cem vezes mais start-ups de tecnologia resolvendo problemas dos mais simples aos mais complexos. A opção de trabalhar remotamente veio para ficar. Isso será ótimo para cidades pequenas e médias com boa infraestrutura digital e qualidade de vida. As empresas de tecnologia serão majoritariamente virtuais — diz Reinaldo Normand, CEO da Innovalab, empresa de educação no Vale do Silício que prepara alunos e educadores para o mundo tecnológico.
José Augusto Figueiredo, country manager do Grupo Adecco, de consultoria de recursos humanos, aponta a valorização da autonomia.
— Os funcionários estão com mais liberdade. O profissional se torna mais empreendedor, e isso descamba para as start-ups, para a proliferação de pequenos negócios.
Assessoria de Comunicação: Contextual
Para ler a matéria completa, clique aqui.