Carlos Heitor na Globo News: a alta do juro médio bancário

O Banco Central divulgou, com atraso, as estatísticas atualizadas sobre o mercado de crédito no Brasil. Os números, entretanto, não são positivos, já que segundo os dados relativos a fevereiro, a contratação de empréstimos ficou mais cara. O juro médio bancário no país ficou em média de 36,3% ao ano. Essa é a maior taxa desde abril de 2019.

Com o aumento do juro bancário, os brasileiros estão recorrendo mais ao rotativo do cartão de crédito, que registrou alta de 54,1% em comparação com primeiro bimestre de 2021, e ao cheque especial, que teve alta de 21% em comparação com primeiro bimestre de 2021. Esse movimento acende um sinal de alerta sobre a renda dos brasileiros, já que o juros do cartão de crédito subiu 355,2% e o do cheque especial 132,6% em fevereiro.

Para ajudar a compreender o atual cenário do mercado de crédito brasileiro, as previsões para a economia e explicar formas de buscar empréstimos mais baratos, o professor de Finanças do Coppead/UFRJ, Carlos Heitor, contribuiu com a Globo News dando dicas de negociação de crédito.

Assista a participação no vídeo abaixo:

Para outras informações siga: @carlosheitorcampani

Rolar para cima
Rolar para cima