fbpx

Carlos Heitor Campani na Valor Investe: Quais os 100 fundos de ações mais rentáveis em 2021?

Portal:Valor Investe

Cabe mencionar que trabalhei com a rentabilidade líquida de cada fundo, ou seja, com a rentabilidade que efetivamente interessa ao investidor. Para aqueles que quiserem a planilha com a análise completa com todos os fundos, basta me seguir no Instagram (@carlosheitorcampani) e ver como baixá-la nos meus stories.

A tabela a seguir dá um panorama geral do mercado até a última quarta-feira, quando aproximadamente metade dos FIAs estavam com rentabilidade positiva. Considerando que o Ibovespa no mesmo período apresentava rentabilidade no vermelho (-3,3%), percebemos que 29% dos fundos de ações perdiam para esse benchmark.

Dispersão dos retornos dos fundos de ações – parte 1

FIAs com Rentabilidade Positiva49,6%
Fundos com Rentabilidade Negativa50,4%
Fundos com Rentabilidade Acima do Ibovespa71,0%
Fundos com Rentabilidade Abaixo do Ibovespa29,0%

Fonte: Quantum Finance e autor

Para saber como anda o seu FIA em específico em relação a todos os demais, preparei a tabela abaixo. A primeira linha indica que 10% dos FIAs renderam 13,2% ou mais de janeiro a 15 de setembro de 2021. Caso o seu fundo tenha rendido neste período algo como 5%, note que ele está na região dos 25% FIAs que mais renderam. A rentabilidade que divide os FIAs em duas metades se dá em -0,1%, de forma que se o seu FIA rendeu menos no período, ele está na metade de baixa rentabilidade. Num cenário ainda pior, se o seu FIA perdeu 7,2% ou mais, isso significa que ele entregou uma rentabilidade dentre as 10% piores do mercado.

Dispersão dos retornos dos fundos de ações – parte 2

Percentil 10% (10% Maiores Rentabilidades)13,2%
Percentil 25% (25% Maiores Rentabilidades)4,9%
Percentil 50% (Ponto Mediano das Rentabilidades)-0,1%
Percentil 75% (25% Menores Rentabilidades)-3,8%
Percentil 90% (10% Menores Rentabilidades)-7,2%

Fonte: Quantum Finance e Autor

Acesse a matéria na íntegra clicando aqui.

Rolar para cima