Preste atenção! Tudo à sua volta disputa sua mente. Essa é a economia da atenção e, nesse novo campo de batalha moderno, as empresas querem parecer amigáveis, produtos se vendem como indispensáveis e narrativas insistem que você precisa agir ou pensar de determinada forma para ser relevante.
Neste momento de hiper comunicação somos bombardeados por estímulos incessantes que acionam nosso Sistema 1 — rápido, intuitivo e reativo, como descrito por Daniel Kahneman em “Pense Rápido, Pense Devagar”, o que nos leva a vivermos no piloto automático, tomando decisões baseadas na intuição e na reação imediata. Enquanto o Sistema 2, analítico, deliberado e reflexivo, é cada vez menos acionado. Isso nos torna vulneráveis, tirando nossa racionalidade e paciência para decidir, pois estamos assoberbados por excesso de estímulos.
(…)
Embora o uso da econometria seja, muitas vezes, visto como uma barreira devido à sua complexidade matemática, essa dificuldade não existe mais. O aumento de cursos aplicados e o uso de softwares especializados tornaram a econometria mais acessível do que nunca, abrindo um universo analítico crucial nestes tempos de hiper informação. Hoje, qualquer pessoa interessada pode aprender a aplicar essas ferramentas e utilizá-las para tomar decisões informadas e baseadas em dados, saindo da superficialidade das impressões e entrando em um nível mais profundo de compreensão e análise.
(…)
Acesse o artigo na íntegra clicando aqui.
Veja todas as nossas outras notícias clicando aqui.