Desaceleração global pode prejudicar o crescimento brasileiro?

Contribuição: Profº Rodrigo Leite

Investing.com – Enquanto muitos países desenvolvidos estão cautelosos – no aguardo de uma possível recessão – o otimismo continua para a economia brasileira. Mas será que uma desaceleração global não deve impactar o país?

A continuidade da guerra na Ucrânia vem pressionando os preços e fez com que países tivessem que elevar as taxas de juros para controlar a demanda, o que induz a uma desaceleração econômica. Os preços das commodities, principalmente energia e alimentos, foram às alturas com o conflito. No caso da Europa, a Rússia ainda cortou o fornecimento de gás, pressionando ainda mais a inflação em meio à necessidade desse insumo, principalmente no inverno. O Banco Central Europeu já reagiu e subiu as taxas de juros para frear esse movimento.

Com isso, aumentam os receios sobre processos de desaceleração ou até de recessão. O Fundo Monetário Internacional (FMI) alertou que o crescimento econômico mundial vem desacelerando em meio a perspectivas sombrias e mais incertas. Nos Estados Unidos, o PIB já está negativo há dois trimestres. A demanda pós-pandemia foi muito grande, causando aumento da inflação e pressionando o Banco Central dos EUA a elevar os juros.

Nesta terça, o indicador de preços ao consumidor acima do esperado reforça a aposta de que o Federal Reserve deve continuar hawkish e elevar os juros novamente em 0,75 ponto percentual, causando volatilidade e cautela nos mercados, ao continuar uma política monetária contracionista – que tende a frear o crescimento.

(…)

Acesse o artigo na íntegra clicando aqui.