fbpx

Carlos Heitor Campani explica, em sua coluna no portal de notícias Valor Investe, a importância da educação financeira para a sociedade

Portal: Valor Investe
Data: 26/08/2020

 

Por que educação financeira é tão importante?

Simplesmente porque ela encurta o caminho para a felicidade

 

Hoje é muito mais comum se falar de educação financeira do que quando eu era adolescente e vejo isso com muito bons olhos. Mas por que, de fato, educação financeira é tão importante? A resposta correta a essa pergunta é fundamental para uma pessoa entender a importância de se preocupar com uma saúde financeira consistente e, principalmente, para que todos os pais e mães a coloquem como parte integrante e indistinguível da boa educação dos filhos.

Muitos acreditam que uma boa educação financeira trará riqueza e fará com que passem a ter milhões em suas contas. Um ingênuo e perigoso engano, que pode, em pouco tempo, frustrar e não mostrar o real sentido da organização financeira, fazendo com que a pessoa não persista.

A educação financeira é importante por diversas razões, mas não tenho dúvidas em afirmar que a mais relevante delas é seu poder de encurtar o caminho para a felicidade. Sim, é isso mesmo, e explicarei. O maior objetivo que temos na vida é ser feliz (os economistas chamariam de função utilidade e os matemáticos de função a ser otimizada). E cada um, de maneira livre e absolutamente democrática, deve identificar e perseguir o que lhe faz feliz: desde ouvir o cântico dos pássaros às 6h da manhã a uma bela viagem pelas Ilhas Maldivas, vale tudo! Meu ponto central é que não devemos poupar dinheiro por avareza pura e simples, mas sim para sermos mais felizes! Vejamos:

Assessoria de Comunicação: Contextual

Para ler a matéria clique aqui.

Rolar para cima