Quais os Fundos Imobiliários Mais Rentáveis de 2022? Análise do Mercado de FIIs

Profº Calos Heitor analisando o Mercado de FIIs 2022
Artigo: Profº Carlos Heitor

Olá, pessoal. No artigo dessa semana, analiso o mercado de fundos imobiliários em 2022. Meu intuito é sempre dar um panorama atual de segmentos relevantes do nosso mercado financeiro e, assim, atingir dois objetivos claros. O primeiro é atrair a atenção de investidores potenciais, mas que ainda não conhecem ou investem nesse mercado e podem mudar esta visão com essa leitura. Já o segundo objetivo diz respeito a quem já investe em FIIs e, com isso, poder relativizar a performance dos fundos imobiliários que compõem suas carteiras para, possivelmente, revisar ou confirmá-las.

(…)

Os dados para a análise foram gentilmente cedidos pela Quantum Finance e o corte se deu no fechamento da última segunda-feira, dia 29 de agosto. Um total de 332 fundos imobiliários eram assim classificados na base da Quantum, porém descartei 35 deles por estarem com dados incompletos (provavelmente porque foram lançados ao longo de 2022). É sempre bom ressaltar que trabalhei com a rentabilidade líquida diária e ajustada a proventos de cada fundo, ou seja, com a rentabilidade que efetivamente interessa ao investidor – esse ponto é especialmente importante no caso de fundos imobiliários por eles distribuírem muitos dividendos. As volatilidades foram anualizadas para facilitar comparações e seguir padrão de mercado. O índice Sharpe foi calculado a partir das rentabilidades no ano do fundo e do CDI (como taxa livre de risco) e da volatilidade anualizada calculada.

(…)

ANÁLISE DO MERCADO DE FIIS EM 2022

Apresento a seguir um panorama desse mercado ao longo deste ano. A rentabilidade média de todos os 297 FIIs analisados está em 3,4%, portanto abaixo do CDI (7,6%). Apresento também o 1º e o 3º quartis para concluirmos que 25% dos fundos imobiliários listados na bolsa perdem 1,1% ou mais neste ano. Por outro lado, há um a cada quatro FIIs rendendo 11,3% ou mais em 2022.

(…)

Por fim, divido com vocês o ranking dos 50 fundos de ações com os maiores índices Sharpes até então em 2022. Como taxa livre de risco, utilizei o CDI, que rendeu 7,1% no período em tela.

(…)

Acesse o artigo na íntegra clicando aqui.

Rolar para cima
Rolar para cima