Agricultura Sustentável: desafios e oportunidades na parceria entre Brasil e União Europeia

Artigo: Profª. Gláucia Fernandes

A relação comercial entre Brasil e União Europeia é crucial devido à complementaridade econômica e à constante busca por novas oportunidades de negócios ao longo dos anos. Apesar dos desafios regulatórios e comerciais, essa parceria está em constante evolução, requerendo adaptação às mudanças globais e exploração de novas fronteiras econômicas.

A partir dos próximos anos, a continuidade da cooperação econômica entre Brasil e União Europeia vai depender do alinhamento com práticas sustentáveis e responsáveis, dentro do contexto ESG (Environmental, Social, and Governance). A adaptação às mudanças globais refere-se à necessidade de ajustar políticas e práticas empresariais para enfrentar desafios ambientais e sociais emergentes.

Mais recentemente, o movimento ESG ganhou contornos definidos no contexto europeu através de novas regulamentações como o Mecanismo de Ajuste de Carbono na Fronteira (CBAM), a Diretiva de Due Diligence de Sustentabilidade Corporativa (CS3D) e a Regulação contra Desmatamento (EUDR), que estão redefinindo o cenário para os exportadores globais.

(…)

Confira o artigo na íntegra clicando aqui.

Para mais notícias clique aqui.

Rolar para cima
Rolar para cima