Quais as ações mais e menos rentáveis em 2022?

Em sua coluna no Valor Investe, o professor de Finanças do Coppead/UFRJ, Carlos Heitor, analisou ações mais ou menos rentáveis em 2022.
Artigo: Profº Carlos Heitor

Olá, pessoal! Compartilharei com vocês, neste artigo, o levantamento que fiz sobre as 200 ações (e units) mais líquidas da bolsa brasileira. Cabe lembrar que toda unit tem seu código terminado em 11 e representa um pacote de ações normalmente envolvendo ações ordinárias e preferenciais. Aliás, ações ordinárias possuem códigos terminados pelo algarismo 3 enquanto ações preferenciais podem terminar em 4, 5 ou 6. Por um lado, ações ordinárias dão direito a voto em assembleias de acionistas e, portanto, originam o controle de uma companhia aberta. Por outro lado, ações preferenciais têm prioridade no recebimento de dividendos, caso estes não sejam suficientes para abranger todos os acionistas da empresa.

(…)

QUAIS OS PAPÉIS COM AS MAIORES RENTABILIDADES EM 2022?

Cabe ressaltar que esta análise conta com dados até o fechamento de quarta-feira (19 de outubro). Apurei que pouco menos da metade, mais precisamente, 97 papéis (equivalentes a 48,5% do universo estudado) estão com rentabilidades positivas em 2022.

(…)

Podemos perceber que a Dommo Energia – DMMO3 (ex-OGX) vem brilhando neste ano, com uma rentabilidade que fez seus investidores mais do que triplicar o valor investido nesses pouco mais de dez meses de 2022. Mas, o caso deste papel é interessante para efeito de análise.

(…)

QUAIS OS PAPÉIS COM AS MENORES RENTABILIDADES EM 2022?

Segue abaixo a lista com os 25 papéis que mais destruíram valor dos seus investidores em 2022 (constantes do universo adotado com os 200 papéis mais líquidos da B3).

(…)

QUAIS OS PAPÉIS COM AS MAIORES E MENORES VOLATILIDADES EM 2022?

Para análise pessoal de cada leitor, compartilho a seguir a lista com os 10 papéis mais e menos voláteis até então no ano. Como dito anteriormente, DMMO3 é o mais volátil, mas para o alto e avante em 2022!

Acesse o artigo na íntegra clicando aqui.

Leia outras notícias da COPPEAD clicando aqui.

Scroll to Top
Rolar para cima