NA MÍDIA

Socialização do consumidor na vida adulta desafios e caminhos para a pesquisa


    A socialização do consumidor é um tema a ser revisitado, sendo central para o campo de estudos de consumo, uma vez que todo consumo é aprendido. Pesquisas anteriores relacionavam o fenômeno, primordialmente, à formação das crianças e adolescentes enquanto consumidores, tendo sua investigação amparada no positivismo. Este ensaio está posicionado na tradição de pesquisa da Consumer Culture Theory (CCT) e se inspira na busca por novas alternativas teóricas e metodológicas para a socialização do consumidor na vida adulta. Dessa forma, primeiro apresentamos uma breve revisão da trajetória de pesquisa em socialização do consumidor, refletindo sobre seus contornos ontológicos e desafios. Em seguida, apresentamos a Teoria da Assemblage e a Perspectiva do Curso de Vida. A combinação dessas lentes teóricas permitiu a construção de um esquema conceitual integrador, que busca oferecer maior dinamismo à investigação da socialização do consumidor. Por fim, discutimos as contribuições do esquema conceitual e sugerimos estratégias metodológicas para lidar com os novos desafios da pesquisa na área. Palavras-chave: Socialização do consumidor. Estudos de consumo. Assemblage. Perspectiva do curso de vida. Cultura e consumo.

 

 

 

 

                                                                                                 

                                    

 

Voltar
  • Linguas: [('pt-br', u'Portugu\xeas'), ('en', 'English')]

COPPEAD / UFRJ
Rua Pascoal Lemme, 355 - Cidade Universitária
21941-918 - Rio de Janeiro - RJ
Como chegar


Central de Atendimento

Tel: (21) 3938-9808  Fax: (21) 3938-9817 
E-mail: atendimento@coppead.ufrj.br

  

 Ouvidoria

Rankings, certificações e associações

      

    

AACSB